sábado, 25 de setembro de 2010

Conheça o Programa Aluno Integrado


O Programa Aluno Integrado, cuja proposta prevê a Qualificação em Tecnologia Digital, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime.

O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização. Objetivos do Programa Aluno Integrado:

- promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;

- possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;

- potencializar sua inserção no mercado de trabalho.

Este ano de 2010 serão ofertadas 100.000 vagas em todo o país e o curso está previsto para iniciar em 22 de março. Observações:

- os alunos selecionados precisam ter acesso à laboratório de informática, com internet;

- o curso será todo na modalidade a distância, sendo que haverá um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 8h;

- o cursista receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Goiás;

- o curso terá 5 (cinco) módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos.

- o acompanhamento dos cursistas será realizado por tutores, a distância.

Cecilia Guy Dias
Diretoria de Produção de Conteúdos e Formação em EAD – DPCEAD

Projeto UCA - um computador por aluno



O projeto UCA consiste em distribuir um laptop para cada aluno de escola pública no Brasil, com a intenção de melhorar a qualidade do ensino e promover a inclusão digital dando assim mais oportunidades aos seus alunos.
Os equipamentos podem ser utilizados dentro e fora das salas de aulas. O governo espera que os laptops sejam instrumentos de pesquisas, além de tornar as aulas mais atraentes aos estudantes.
O projeto sem dúvida representa um grande avanço na educação brasileira e o governo espera levá-lo as demais escolas brasileiras o mais breve possível. Por isso a importância de se desenvolver trabalhos e projetos educacionais que possam aproveitar da melhor maneira os recursos oferecidos pelos equipamentos.

Para saber mais, clique aqui.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010